Indicadores são dados numéricos derivados de cálculos ou fórmulas matemáticas que utilizam em sua composição, preços históricos, tais como: máxima, mínima, abertura e fechamento.
Diferença entre Indicadores e Osciladores
A única diferença é que o resultado numérico dos indicadores são números inteiros plotados ou diretamente no gráfico de preços ou em um grupo separado, sendo este geralmente posicionado abaixo do gráfico de preços.
Exemplo de Indicador: Média Móvel.
Já os osciladores possuem como parte das suas fórmulas matemáticas, componentes que transformam os números inteiros em um índice, que na grande maioria dos casos oscila entre 0 e 100, daí o nome Oscilador.
Exemplo de Oscilador: Estocástico
Sobrecomprado e Sobrevendido
Quando o resultado de um oscilador se aproxima de “100”, ele entra no que é conhecido como região de sobrecomprada, e quando se aproxima de “0”, de região sobrevendida.
Entrar em região de sobrecomprada, significa dizer que o mercado já comprou muito, o que fez os preços ficassem muito caros.
Entrar em região de sobrevendida, significa dizer que o mercado já vendeu muito, o que fez os preços ficassem muito baratos.
Os dois tipos de Média Móvel mais utilizados são:
Média Móvel Simples (MMS), é a mais popular e como o próprio nome diz, a mais simples de calcular. A sua fórmula de cálculo é bastante simples, você soma todos os preços, e divide essa soma pelo número de períodos, é como em qualquer outra média aritmética de preços.
Desvantagens da Média Móvel Simples é que todos os preços tem a mesma importância ou peso.
Média Móvel Exponencial (MME), no caso da média móvel exponencial um maior peso é dado para o preço mais recente, este peso é chamado de Coeficiente K, e ele varia conforme o número de períodos, isso significa dizer que os preços mais recentes terá maior peso sobre a média, resultando em uma análise mais precisa.
Média Móveis, independente do seu tipo, são indicadores atrasados por natureza, porque para que o valor de uma média móvel seja totalmente diferente do anterior, o valor de todas as suas ocorrências também terão que ser totalmente diferentes dos anteriores.
Indicadores e Osciladores mais utilizados, RSI, Estocástico, MACD, Médias Móveis, Volume entre outros.
Faça o primeiro comentário a "Indicadores e Osciladores"