O que são?
Ações são os ativos mais populares das bolsas de valores, pelo menos para quem está começando a ouvir falar desse meio de turbinar seus investimentos.
Basta falar em mercado e ações logo vem à cabeça, mesmo daqueles que só tem um conhecimento primitivo daquilo de que se está falando, mesmo sabendo-se que estas são apenas alguns dos papéis negociados.
Afinal, também temos minicontratos e contratos futuros, opções, ETFs, Fundos Imobiliários e outros, todos negociados pesadamente todos os dias.
Ações são “pequenos pedaços” de empresas. Ao comprarmos um único pedaço desses, em tese, nos tornamos “sócios” da empresa.
Uso aspas e o termo “em tese” porque, apesar de tudo isso ser uma teoria muito interessante, se falarmos sério, isso não passa de um conto de fadas.
Vamos dar uma olhada numa empresa como a Vale.
A Vale tem, por aí, 5,2 bilhões de ações.
Se você comprar uma ação da Vale, então, em tese, você é sócio. Mas um sócio bem mequetrefe que tem uma parte de 5 bilhões de partes.
Calma que ainda vamos ver formas de ganhar dinheiro com ações muito mais vantajosas e menos arriscadas do que sermos “sócios”, expostos a todo o tipo de riscos do mercado.
As empresas veem na abertura de capital – o momento em que começam a negociar ações na bolsa de valores -, como uma forma de financiar seu crescimento.
Em vez de recorrerem a empréstimos, elas abrem o capital. O seu capital é dividido nesses pequenos pedaços chamados ações. Ao serem vendidos esses pedaços, a empresa capta dinheiro. Com o dinheiro, investem no crescimento. Com o crescimento, as ações valorizam e os sócios ficam felizes.
As ações são negociadas, isto é, compradas e vendidas, nas bolsas de valores. Existem bolsas de valores em todo o mundo, pelo menos nos países com uma economia minimamente desenvolvida: Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, China… alguns países chegam a ter mais de uma bolsa de valores.
No Brasil, as ações são negociadas na bolsa de valores de São Paulo, B3.
Existe 2 tipos de ações, ações ordinárias são aquelas ações que dão direito à voto nas assembleias das empresas.
Ações preferenciais são aquelas que, embora não deem direito à voto, dão preferência no pagamento de proventos como dividendos e juros sobre capital próprio que, grosso modo, são porcentagens do lucro que as empresas de capital aberto devem pagar a seus acionistas de tempos em tempos.
Para saber como investir em ações, clique aqui